A metodologia básica para um projeto de iluminação pública aplicada em vias baseia-se nos critérios estabelecidos na NBR 5101/2018 (Iluminação Pública), levando em consideração critérios mínimos para funcionalidade do sistema, assim como requisitos para propiciar segurança ao tráfego de pedestres e veículos. O ponto de partida do projeto de um sistema de iluminação pública é a classificação da via que se pretende iluminar. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, as vias podem ser classificadas da seguinte forma:
Tabela 1 – Classe de Iluminação para cada tipo de via para tráfego de veículos | ||
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Descrição da via | Volume de tráfego | Classe de Iluminação |
Vias de trânsito rápido; vias de alta velocidade de tráfego, com separação de pistas, sem cruzamento em nível e com controle de acesso; vias de trânsito rápido em geral; autoestradas | Intenso | V1 |
Médio | V2 | |
Vias arteriais; vias de alta velocidade de tráfego, com separação de pistas; vias de mão dupla, com cruzamento e travessias de pedestres eventuais em pontos bem estabelecidos; vias rurais de mão dupla com separação por canteiro ou obstáculos | Intenso | V1 |
Médio | V2 | |
Vias coletoras; vias de tráfego importante; vias radiais e urbanas de interligação entre Bairros, com tráfego de pedestres elevado | Intenso | V2 |
Médio | V3 | |
Vias coletoras; vias de tráfego importante; vias radiais e urbanas de interligação entre Bairros, com tráfego de pedestres elevado | Intenso | V2 |
Médio | V3 | |
Leve | V4 | |
Vias locais; vias de conexões menos importantes; vias de acesso residencial | Médio | V4 |
Leve | V5 |
Fonte: ABNT NBR 5101/2018
Feita a classificação da via e determinado o tipo de tráfego, faz-se necessário definir os parâmetros fotométricos adequados para atender a necessidade do local.
Tabela 2 – Iluminância média mínima e fator de uniformidade mínimo para cada classe de iluminação |
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Classe de iluminação | Iluminância média mínima | Fator de uniformidade mínimo |
E med,min – lux | U= E med / E min | |
V1 | 30 | 0,4 |
V2 | 20 | 0,3 |
V3 | 15 | 0,2 |
V4 | 10 | 0,2 |
V5 | 5 | 0,2 |
Fonte: ABNT NBR 5101/2018
A correta classificação do tipo de via é o primeiro passo para um projeto eficiente e efetivo. De acordo com o tipo de via adotou-se a configuração mais adequada tomando-se em conta a disposição dos postes e demais critérios de projeto. As particularidades de Campos do Jordão foram consideradas em relação ao tipo de via, à sua distribuição no espaço e à configuração da malha viária. Além disso, o projeto considerou aspectos históricos, zoneamento, ocupação, utilização e culturais do local. Além disso pensando em melhorar os níveis de iluminamento da cidade como um todo, mesmo nas vias locais de tráfego leve a iluminância mínima será de 10 Lux.